Vivemos tempos cheios de agressividade e posturas radicais. É fora fulana pra cá, fora ciclano pra lá e é tchau pra esse, tchau praquele deixando o debate cada vez mais na arquibancada e menos na mesa. Nessa era onde todo mundo tem opinião sobre tudo, será que sabemos realmente como funciona uma democracia?
Foi com essa dúvida que fomos jogar Democracy 3 (Positech Games), um jogo de simulação e estratégia disponível para Windows, Mac e Linux. Nele você assume o papel de presidente, ditador, primeiro-ministro, enfim, você é que manda na parada e deve fazer escolhas que agradem os diversos setores da sociedade, para que, quando rolarem as eleições, o povo faça a escolha certa e vote em você.
Como qualquer bom jogo de simulação, o grande objetivo é te levar a um novo nível de jogabilidade, exibindo diversas variáveis que levam em conta a satisfação de mais 20 grupos diferentes de cidadão, que possuem as mais diversas ideias e alinhamentos políticos, de uma velhinha conservadora a um jovem rebelde. Criminalidade, desemprego, terrorismo, alterações climáticas e educação são apenas alguns dos pontos com os quais você tem que se preocupar enquanto está no comando.
Como o jogo possui um alto nível de inteligência artificial, você precisa pensar bem para tomar decisões que agradem o máximo possível de eleitores, possibilitando assim a sua reeleição. Com toda essa liberdade, você tanto pode ser um governante gente boa, que quer o bem dos seus compatriotas, quanto um déspota tirano, com o objetivo de ver o circo pegar fogo.
Outro detalhe importe é a sua total liberdade de atribuição de cargos, com uma ampla gama de ministros com as mais diversas habilidades, sejam elas úteis ou não, para te ajudar a governar. Porém, o dinheiro sempre é um problema (é tão real que dá medo), e tudo deve ser medido de forma meticulosa. Principalmente se houver algum escândalo envolvendo a sua pessoa!
Democracy 3 é um ótimo jogo de simulação que pode te levar à uma nova experiência nos moldes de títulos como Tropico, só que o mais focado na população e menos caticato.

O que os losers dizem sobre isso
Democracy 3 tem como grande objetivo te colocar em uma situação semirreal para que você tome decisões difíceis com recursos escassos. A sua missão é subir no palanque e governar um país, enfrentando centenas de contratempos para agradar a população e garantir a sua reeleição.
A interface é cheia de opções para você analisar as diversas variáveis que contam enquanto o jogo está rodando. São botões, menus e escolhas em tudo o que é lugar, tornando o jogo muito completo, mas você leva um certo tempo para se acostumar com o calhamaço opções que aparecem na sua tela.
O sistema de inteligência artificial é muito bem desenvolvido e os cidadão possuem uma enormidade de variáveis interligadas que influenciam o voto (por exemplo um eleitor capitalista pode ser preocupado com o meio ambiente também), o que torna o jogo muito imprevisível e adiciona um nível de dificuldade que deixa o jogo com uma sensação de realismo muito boa, atingindo o seu objetivo de simulador.
O melhor efeito do jogo é a reflexão que ele provoca quando você precisa lidar com uma série de fatores extremamente verossímeis e te faz entender como funciona a política e administração pública de modo geral. Claro! Nada nele é 100% real ou científico pra que se possa afirmar que seja exatamente assim que a dinâmica do poder se aplica, mas te dá muitas pistas e ideias da dificuldade que é administrar tanta coisa e agradar tanta gente.
De modo geral, Democracy 3 é um belo jogo que traz ao jogador um simulador que passa uma real sensação ao usuário. A variedade de opções torna o jogo completíssimo, fazendo deste, muito mais do que um mero jogo casual. O preço pode pouco convidativo, mas se você colocar em perspectiva com a infinidade de horas de diversão que você pode ter, chega a ser um bom investimento.
Outro detalhe legal do jogo é que existem muitas DLC’s (expansões para baixar) e mod’s (versões alteradas que você pode incorporar) que aumentam ainda mais a experiência e a diversão de ser um comandante supremo.
O que tem de bom
- Interface completa e variada
- Inteligência artificial excelente
- Real sensação de imersão dentro da simulação
O que não é lá essas coisas
- A Interface é um pouco complexa e pode não ser muito amigável se você não está acostumado
- Preço não é o vocalista do Katinguelê, mas é um pouco salgadinho. Tá na base de R$45,99 na Steam.
* * * * *
Conhece a nossa página no Facebook?
Já nos segue no Twitter?
Para assinar nosso podcast no iTunes, clique no botão Agregue a Loserlândia, no lado direito da página.